SEJAM BEM VINDOS!

Tendo pisado neste caminho de sonho, do mundo ilusório,
Sem olhar para os rastros que talvez tenha deixado;
O canto do cuco me alertou para ‘voltar pra casa’ -
Ouvindo isto, brigo com minha cabeça para ver
Quem havia me dito para voltar atrás;
Mas não me perguntou onde tenho dado cabeçadas,
Já que viajo neste mundo sem limites
Onde cada passo que dou, é minha casa.

Doge

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sonhos???


O sono da manhã é o melhor, talvez por ele ter algo de transgressor... Ou talvez porque você foi dormir às quatro da manhã como eu. Não importa. Hoje aconteceu um fato que me inspirou esse texto.
Hoje de manhã, mais precisamente às 6:30 hs, eu estava dormindo e sonhando. De repente, um alarme do tipo rádio relógio começou a tocar, tocou por muito tempo e ninguém desligava. Boa parte desse tempo eu ainda dormia e sonhava. O barulho se incorporou ao meu sonho, então num segundo estava numa linda festa e no outro correndo escada abaixo porque começou a tocar o alarme de incêndio. E eu só sei que era de incêndio porque alguém passou gritando por mim. Quando todos da festa chegaram à rua, o alarme continuava e todos os personagens do meu sonho se perguntavam quem iria desligar o alarme, visto que não parecia haver nenhum incêndio... Até que um outro virou e disse: - Mas este prédio nem tem alarme de incêndio! Lembro da minha cara de surpresa lá na rua (ainda no meu do sonho). Foi aí que eu acordei.
Ainda na cama, comecei a pensar sobre o fato do barulho ter participado do meu sonho por um tempo. Percebi que a minha mente buscou uma explicação que ficasse coerente com o sonho pra me manter dormindo. Ou seja, se eu tava numa festa, vamos colocar um alarme de incêndio! E eu só acordei quando ela não foi mais capaz de continuar com a história, pois ninguém tinha resposta pra "este prédio não possui alarme de incêncio" ou para o alarme continuar tocando...
Putz!!! Pensa bem se não é isso que a gente faz também quando está acordado? Nossa mente vai captando tudo o que acontece ao nosso redor e tornando aquilo coerente com o que está se passando na sua cabeça (e nunca com a realidade) pra que você continue sonhando!
Tipo naqueles dias que você acorda e comeca acreditar que seu dia será péssimo. Então, tudo o que acontecer dali pra frente sua mente vai buscar incorporar na sua crença de um dia ruim. Se um pombo cagar em você, você vai jurar que ele estava lá em cima há horas segurando a cagada só pra te esperar. E que calculou a velocidade do vento e tudo mais só pra não te errar!
Quando é que você acorda de um sonho onde você está voando? Quando você questiona o fato de não saber voar! (ou quando cai! rsrsr) Se você não questiona, continua sonhando.
A gente continua sonhando depois que acorda, um sonho um pouco diferente daquele quando estamos dormindo, mas ainda sim, um sonho. Porque está tudo apenas na sua cabeça.
É tudo tão imaterial que me responda honestamente: Onde estavam os seus problemas enquanto você dormia? Falo daquelas horas da noite onde não há nem sonhos... Onde estava o "você preocupado" enquanto dormia?
Onde estaria sua vida inteira de pessoas, lugares, gostos e problemas se você batesse a cabeça e perdesse a memória agora?
Onde estão todas as coisas da sua vida agora nesse instante? Senão (única e exclusivamente) na sua mente! É tudo pensamento!
Então acorde! Questione sobre tudo o que sua mente anda incoporando ao seu sonho até acordar! E veja que nada disso tem realidade em si.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Não se apresse em acreditar...


"Não se apresse em acreditar em nada,
mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas.
Não se apresse em acreditar em nada
só porque um professor famoso que disse.
Não acredite em nada apenas
porque a maioria concordou que é a verdade.

Não acredite em mim.

Você deveria testar qualquer coisa
que as pessoas dizem através de sua própria experiência
antes de aceitar ou rejeitar algo."

(Siddartha Gautama, o Buddha)